Independência e liberdade financeira: em que diferem?
Os conceitos de independência e liberdade financeira são sim distintos. Entretanto, o que os difere? Nesse artigo vamos esclarecer de uma vez essa dúvida que paira na cabeça de muitas pessoas.
Além disso, no final, vamos trazer um resumo de como se organizar para alcançar esses níveis. Então, sugerimos que você leia esse artigo todo!
Conteúdo
Independência financeira
Uma pessoa é independente financeiramente quando tem um patrimônio que a permite viver só da renda do mesmo. Essa independência pode vir, por exemplo, da renda vinda de investimentos ou do aluguel de imóveis.
Expondo de outro modo, a independência financeira está relacionada a deixar de precisar do salário e de outras pessoas (incluindo o seu patrão!) para arcar com seus custos mensais. Muitas vezes ouvimos dizer que um jovem se tornou independente porque conseguiu um emprego ou foi morar sozinho. Então, esse é o conceito de independência dos pais, mas ainda não é a independência financeira que estamos falando aqui.
A independência financeira, que te permite viver somente de renda própria, está ligada a aptidão de arcar com seus custos mensais sem precisar de dinheiro que não tenham origem em sua própria renda. Logo, o seu salário, que vem de um terceiro que contrata você, não te torna independente no que tange as finanças.
A quantia que você deve receber por mês para o alcance desse nível varia de pessoa para pessoa. Afinal, cada um tem seus gastos. Quanto menor for o seu gasto mensal, mais fácil será chegar na independência financeira.
É bom pensar em dois fatores quando for buscar por essa independência:
- a inflação, que pode corroer o valor recebido por mês;
- você pode querer aumentar seu padrão de vida em algum momento.
Logo, nada de parar de trabalhar ao atingir a independência financeira, viu?
As buscas pela independência e liberdade financeira podem andar juntas. Vamos definir liberdade financeira para que você possa entender melhor essa afirmação.
Liberdade financeira
O conceito de liberdade financeira é um pouco mais abstrato do que o da independência financeira. Ela não tem uma métrica que estabeleça valores que possa ser definida tão amplamente, diferente da independência financeira, onde a métrica é o valor do seu gasto mensal.
A liberdade financeira é obtida quando o valor de sua renda é tal que você pode decidir como vai gerar mais dinheiro e o que fazer com ele. Ela tem mais relação com metas, desejos e objetivos. É através dessa liberdade que você poderá escolher se vai viajar ou não em um final de semana não pelo valor a ser gasto, mas sim porque quer ficar em casa ou viajar.
Quem é livre nas finanças pode se dedicar a projetos pessoais que lhe deem prazer e, ao mesmo tempo, ajudem no acúmulo de capital.
Nesse sentido, é possível que a liberdade financeira te ajude na busca da independência financeira. Uma pessoa livre financeiramente pode fazer o que ama e, por trabalhar com mais prazer, tem maior chance de ganhar valores mais altos.
Do mesmo modo, a independência financeira pode te auxiliar na conquista da liberdade. Se você é independente financeiramente é provável que você possa optar com mais facilidade por perseguir suas metas e objetivos e se organizar para alcançar seus desejos.
A liberdade financeira te permite ainda quebrar certas regras da sociedade. Como exemplo, quando se tem essa liberdade, a pessoa é livre para escolher se quer comprar uma casa ou morar de aluguel. Para alguns pode soar estranho, mas morar de aluguel é algo que pode trazer ao ser a chance de morar onde quiser. Então, sim, esse é o sonho de algumas pessoas.
Em resumo, quem tem liberdade financeira pode viajar mais, ter o emprego dos sonhos e fazer o que gosta.
Como alcançar a independência e liberdade financeira?
Agora vamos à parte prática. Como vimos, a independência e liberdade financeira são conceitos muito bons a serem perseguidos. Logo, vale a pena termos ambos em nossa lista de objetivos pessoais. Entretanto, como fazer isso?
Os próximos tópicos desse artigo vão te mostrar os passos básicos para chegar nessas metas.
Defina o valor necessário para alcançar a independência e liberdade financeira
Quando se pensa em um objetivo financeiro o primeiro passo é você definir o quanto vai precisar para alcançá-lo. O valor da independência financeira é algo mais simples de calcular, pois basta que você tenha em mente o quanto gasta por mês.
Já para medir o valor necessário para alcançar a liberdade financeira, você pode criar níveis a serem alcançados. Inicie pelo valor que precisará para ter um dinheiro guardado para eventuais situações inesperadas.
Por exemplo, diante de uma perda de emprego ou algum problema de saúde você vai precisar ter uma grana reservada para cobrir tais despesas sem deixar seus objetivos de lado. Esse valor que você deve poupar é chamado de reserva de emergência. Ele deve ser igual a algo entre 6 e 12 meses de seu custo de vida.
Pense também no custo de seus sonhos e metas para criar os níveis seguintes que deverão ser atingidos para te levar à sua liberdade financeira.
Organize seus gastos
Em seguida, se você ainda não possui uma lista com os seus gastos, faça uma. Coloque tudo em uma planilha (ou até em no papel, se preferir). Saiba tudo que você gasta e o quanto ganha.
Aqui você será capaz de saber o quanto sobra ou falta nos seus ganhos mensais, o que será base para a etapa de criação de um planejamento financeiro.
Crie um planejamento financeiro
Sabendo sobre seus gastos e suas metas, o próximo passo é se planejar. Como você irá chegar às suas metas? O valor que sobra do seu salário por mês é o bastante para alcançá-las? Se você tem dívidas, como irá quitá-las?
Se você concluiu que seu salário não é suficiente para alcançar suas metas no tempo desejado, você poderá criar formas de aumentar sua renda. Você pode fazer uma renda extra e/ou até mesmo procurar um emprego que te pague um salário melhor.
Sobre renda extra, se você tem pouco tempo sobrando, uma ótima opção pode ser fazer com as máquinas de bolinhas , essa foi a opção da família e no vídeo abaixo mostramos como o negócio funciona.
Nessa fase você deve ainda estudar sobre os investimentos existentes para saber quais são os melhores para te auxiliar nessa jornada. Nada de sair por aí alocando sua grana em qualquer lugar e depois perder o dinheiro que você suou tanto para juntar, certo? O aprendizado nesse assunto é fundamental para o sucesso das suas metas. O site InfoMoney tem vários artigos para te ajudar nesse assunto. Procure também por vídeos no YouTube.
Mantenha o foco e a perseverança
Por fim, nesse passo você já terá tudo certo para alcançar ambas independência e liberdade financeira. Passa a ser preciso então manter o foco. Ou seja, nada de gastar o dinheiro que estava destinado para essas metas!
A perseverança também será fundamental, afinal, o alcance destes patamares financeiros vem com o tempo. Se você desistir no meio do caminho e voltar a perseguir esses sonhos mais tarde, o tempo que precisa para chegar aos objetivos será maior.
Rumo à independência e liberdade financeira
Agora que você já sabe a diferença entre independência e liberdade financeira, vai ficar bem mais fácil alcançá-las. Aliás, você pode até decidir se irá ter como meta somente uma ou outra. Não é obrigatório que uma pessoa independente financeiramente tenha liberdade financeira e vice-versa.
Esperamos que a diferença entre esses dois conceitos tenha ficado clara. Todavia, se você ainda tem dúvida, deixa aqui nos comentários para a gente!
Se você quiser entender um pouco mais sobre como chegar à sua independência financeira, temos aqui no blog um artigo que se aprofunda ainda mais em ideias sobre como alcançá-la!
Até o próximo post!