Home office: use o LinkedIn para conseguir a sua vaga

O LinkedIn é uma rede social profissional muito usada hoje tanto por empresas quanto por trabalhadores. Mas você sabia que dá para conseguir trabalhos em home office através do uso dessa rede? Nesse artigo vamos te ensinar como montar um perfil para conquistar vagas de trabalho remoto pelo LinkedIn.
Conteúdo
Primeiro organize seus interesses
Antes mesmo de montar o seu perfil você deve organizar seus interesses. Você vai precisar dessas informações para preencher sua página do LinkedIn.
Você precisa saber que trabalho home office você deseja achar. É algo na área de computação? Ou criação de conteúdo? Ou ainda um serviço na sua área de especialização? São muitas opções, mas conhecer em que você deseja atuar vai te nortear na criação do seu perfil.
Faça também a sua lista de habilidades. E tenha seu currículo em mãos para te auxiliar a lembrar todos os dados. Dentre os dados que você pode retirar de seu currículo estão a lista de empregos e atividades que você já exerceu e os cursos que já participou, incluindo as datas de todas essas ações.
Ache as palavras-chave que os recrutadores procuram para home-office

Agora você precisa encontrar as palavras-chave que os recrutadores usam. As palavras-chave são aquelas que eles irão utilizar para encontrar pessoas com o seu perfil.
Digamos, por exemplo, que você é um criador de conteúdo web freelancer. Que palavras você imagina que as pessoas que podem te contratar irão utilizar quando forem buscar pelo seu perfil? Talvez “criador de conteúdo”, ou “designer web” caso seja um conteúdo gráfico, ou “redator web”…
Enfim, para você descobrir isso, você deve abrir o LinkedIn na seção de vagas e procurar por vagas que se enquadrem em seu perfil. Para fazer isso você não precisa ter uma conta no LinkedIn. Pegue entre 5 e 10 vagas em que seu perfil se encaixe e faça uma lista com as palavras mais usadas pelos recrutadores para divulgar as vagas.
Não se preocupe em encontrar muitas palavras. Uma lista com 5 palavras-chave já será útil para você trabalhar seu perfil. O importante é que sejam as melhores palavras-chave, ou seja, aquelas que mais combinam com você e com a vaga que está buscando. Nesse sentido, priorize uma ou duas palavras que remetam ao trabalho em home office.
Tire uma foto sua em home office

A foto é vital para seu perfil no LinkedIn, afinal, ela é o primeiro contato que o recrutador terá com você na rede social.
Logo, ela precisa ser nítida e passar a mensagem que você deseja. Você pode, por exemplo, tirar a foto no seu escritório em casa, com uma roupa que traduza o quanto você é comprometido com o trabalho.
Lembre-se que o home office muitas vezes requer a realização de reuniões de trabalho. Nessas reuniões você deverá estar vestido de forma adequada. Então, uma ideia é você utilizar uma roupa que vestiria nessas ocasiões na foto para o perfil.
Outra imagem que você deverá criar é a da capa de seu perfil. Apresente uma imagem que transmita valores relacionados ao home office, como foco, produtividade e proatividade.
Monte seu perfil perfeito para o home office
Quando você tiver todos os dados que precisa para preenchimento, já poderá iniciar a criação de seu perfil.
A foto e a capa já estarão prontos, basta que você os inclua.
Utilize as palavras-chave que listou para montar seu título profissional. Uma forma de fazer é colocar um pipe (que é esse caractere “|”, parecido com uma barra) entre as palavras-chave. Naquele exemplo do criador de conteúdo web que citamos, é possível ter um título profissional dessa forma: “Criador de Conteúdo | Freelancer | Especialista em Marketing Digital”.
Utilize as palavras-chave também no resumo. O resumo deve te descrever da forma como você gostaria que as pessoas te vissem. Além disso, ele deve mostrar que você busca um trabalho remoto.
Contudo, o resumo deve ser feito de forma sincera. Então, nada de exagerar ou mentir sobre qualidades para convencer o recrutador. Mentir no LinkedIn é uma forma de perder conexões e ficar mal visto na rede, perdendo chances de trabalho.
Inclua toda a sua experiência de trabalho bem detalhada. Em especial, dê ênfase aos aspectos importantes no home office, tais como:
- profissionalismo,
- produtividade,
- organização,
- cumprimento de metas,
- conhecimento mínimo de tecnologia para a realização das atividades em home office.
Nesse ponto só tome cuidado para não expor dados confidenciais dos que foram seus empregadores. Do mesmo modo que mentir no resumo, esse também é um fator que pode denegrir sua imagem no LinkedIn.
Além disso, adicione a sua formação e cursos extras que você fez. Certamente isso é básico para qualquer vaga que você queira se candidatar. Todavia, se você sente que precisa de mais cursos para melhorar seu currículo, aqui no blog temos um artigo com uma lista de cursos gratuitos com certificado!
Liste também suas habilidades. Elas poderão receber pontos por outros participantes da rede, te ajudando a crescer.
Depois do perfil pronto…
Faça networking! Existem muitas formas de interagir nessa rede social. Acima de tudo, é através da interação que você passará a ter maior visibilidade dentro do LinkedIn.
Primeiramente recomende outras pessoas e avalie as habilidades delas. Vale também listar novas habilidades que você sabe que a pessoa tem, mas ela não listou. Como resultado, esse ato gentil pode fazer com que as pessoas sintam vontade de fazer o mesmo por você.
Crie conexões e siga pessoas com quem você já tenha trabalhado, empresas com as quais você teve alguma ligação e pessoas ou empresas do seu ramo que te interessem por trazerem informações relevantes ao seu trabalho. Também participe de grupos com assuntos pertinentes à sua atividade.
Crie conteúdos de qualidade no LinkedIn. Isso vai te ajudar a atrair pessoas que tenham interesse em seu trabalho. E pode, ainda, te auxiliar a mostrar sua autoridade no assunto.
Por fim, lembre-se sempre de manter seu perfil atual, o que inclui adicionar uma nova foto de perfil de tempos em tempos.
Busque as vagas para home office e candidate-se a elas!
Quando seu perfil estiver pronto você já poderá se candidatar às vagas de home office pelo LinkedIn. Para isso, no topo da página da rede em seu perfil, você clica na opção Vagas. Com o seu perfil montado, certamente o LinkedIn já irá te mostrar as vagas que ele percebe que são compatíveis com o seu perfil. Além disso, você pode até mesmo buscar por outras vagas.
Contudo, lembre-se que o LinkedIn não precisa ser seu único ponto de busca de vagas. Assim, tenha sempre seu currículo atualizado e busque trabalhos também fora da rede. No nosso canal do YouTube temos um vídeo onde trazemos três sites para você conseguir um trabalho remoto!
Sucesso na sua jornada! Dúvidas e dicas, deixe nos comentários ou nos envie pelo Instagram da Família Ldi!
Até o próximo post!