Mente empreendedora: a chave para o seu sucesso!
Para que sua renda extra tenha sucesso, você sabia que precisa ter uma mente empreendedora? Contudo, como seria esta forma de pensar que os empreendedores têm e que parece tão distinta do senso das pessoas em geral? Vamos te ajudar a descobrir isso e te dar dicas de como mudar seu pensamento para ter uma mente empreendedora!
Conteúdo
O que seria uma mente empreendedora?
A mente empreendedora, também conhecida como mentalidade empreendedora ou mindset empreendedor, é um modelo mental que faz com que a pessoa assuma suas ações de forma confiante. Esse reconhecimento sobre as ações ocorre até mesmo quando tudo dá errado!
Durante a nossa vida, a sociedade nos educa para darmos mais valor à segurança do que à liberdade. Assim, aprendemos que é bom ter um emprego fixo. Ao mesmo tempo, a cultura nos leva a crer que empreender é algo muito arriscado. Como resultado, preferimos garantir o salário no final do mês com um emprego fixo do que ter o risco de ganhar um valor maior, ou nada, empreendendo.
Pessoas com mente empreendedora têm coragem para se arriscar. Elas sabem que suas ações podem dar errado, mas criam um planejamento e se organizam, calculando os riscos. Desta forma elas minimizam a chance de problemas no decorrer da ação. Contudo, mesmo quando os problemas ocorrem, elas sabem retirar boas lições dos erros.
A mente do empreendedor deseja resolver questões muito mais do que focar no lucro. Logo, o empreendedor sabe que o que vai trazer sucesso ao negócio será a capacidade de ajudar alguém.
Ou seja, esse mindset tem diversas nuances distintas do pensamento comum. Vamos entender um pouco mais sobre alguns dos atributos da mente empreendedora.
Atributos da mente empreendedora
Vamos listar aqui alguns dos atributos que você deve perseguir em busca de uma mentalidade empreendedora. Se por acaso você não tiver algum deles, fique tranquilo! Leia todo o artigo, pois no final vamos te dar dicas de livros que vão te ajudar a aprender ou aprimorar essas características.
Busque autoconhecimento
O empreendedor busca sempre conhecer melhor a si mesmo. Ele sabe que entender a si mesmo é base para o autocontrole e para a autoconfiança.
Através do autocontrole é possível que você entenda suas emoções e vontades. Assim se torna mais fácil, por exemplo, lidar com a ansiedade e com problemas que possam surgir.
Já a autoconfiança é básica para que você tenha coragem para seguir seus planos e atinja suas metas.
Seja proativo
O empreendedor precisa ser proativo. Logo, você deve estar sempre em busca de oportunidades e deve colocá-las em prática. Isso te permitirá crescer mesmo em momentos adversos.
Uma vez que você verá oportunidades onde outras pessoas não veem, os seus negócios poderão crescer até mesmo em períodos de crise!
Uma mente empreendedora tem metas e objetivos
Com toda a certeza uma mente empreendedora sabe a importância de:
- ter metas e objetivos,
- se planejar para alcançá-los,
- manter o foco,
- mudar o plano se for preciso.
Você deve definir suas metas e objetivos de forma muito clara e racional, com o intuito de facilitar o rumo dos planos que traçar.
Na execução do planejamento esteja atento aos resultados de cada etapa. Desta forma, será possível avaliar se as ações estão mesmo indo na direção que você quer, ou se será preciso modificar os planos criados.
O empreendedor não se frustra por precisar mudar seu planejamento, ele não se sente desmotivado por isso. De fato, ele entende que é preciso mudar e aprende com o que não foi como planejado.
Com o intuito de aprimorar sua mente, esse é um dos principais atributos que você deve aprender.
Da mesma forma também é essencial saber organizar seu tempo para aumentar a produtividade. Como resultado, você irá chegar mais rápido às suas metas e objetivos. Dessa maneira, você conseguirá se focar de forma mais fácil em cada uma de suas tarefas e no caminho a percorrer.
Esteja sempre aprendendo
Você deve entender que não sabe sobre tudo que poderia auxiliá-lo nos negócios. Assim, estará sempre em busca de novos saberes para criar ideias que possam aguçar sua imaginação e criatividade e melhorar suas ações.
Certamente, quanto mais vasto for o seu saber, mais fácil será colher os frutos do seu trabalho.
Entretanto, não estude somente por estudar. Sempre coloque em prática os bons aprendizados.
Se inspire em pessoas
A mente empreendedora sabe quem são os melhores naquilo que o seu negócio faz. Nesse sentido, você deve se inspirar naqueles que são referência no seu ramo de atuação.
Além disso, sempre que possível busque criar uma rede de contatos, o que chamamos de networking, com estas pessoas. Isso te trará muito aprendizado.
O networking também o levará a seguir rumos que darão maior visibilidade ao negócio. Para garantir isso, use sua rede de contatos para criar uma rede de apoio mútuo.
Faça o que ama
O empreendedor sabe que o segredo para o sucesso é fazer algo que você ama, acredita e sabe fazer bem. Seguindo esses princípios é mais fácil se manter firme o bastante para superar percalços.
Se você ainda tem um bloqueio para decidir no que empreender, temos um artigo que te ajuda a saber o que você pode fazer de melhor para ganhar dinheiro!
Livros para criar uma mente empreendedora
Os atributos que citamos aqui não necessariamente nascem com o empreendedor, eles podem ser aprendidos. Uma boa forma de apreender é com a história de grandes empreendedores.
Por isso, temos aqui três dicas de livros com histórias de grandes empresários para você aprender e aprimorar seu mindset!
Abílio: Determinado, ambicioso, polêmico
O livro escrito pela autora Cristiane Correa traz a trajetória de Abílio Diniz, um dos mais importantes empresários do comércio de varejo brasileiro. Abílio foi responsável por tornar o pequeno negócio da família na gigante rede de mercados Pão de Açúcar.
Abílio passou por vários pontos de inflexão durante sua vida. Diante dos problemas que surgiam, Abílio muitas vezes precisou abrir mão de suas crenças e se reinventar.
O livro é claro ainda sobre o estilo de vida que Abílio adota, com atividades físicas regulares e alimentação saudável. Mostrando, assim, o cuidado que o empreendedor deve ter com sua saúde mesmo nas horas mais difíceis.
Outro ponto relevante para se aprender com essa história é a forma como Abílio usava a inspiração em seus concorrentes para melhorar seu negócio.
Por esses motivos, e outros mais, leia esse livro!
Ponto de Inflexão
O livro Ponto de Inflexão foi escrito por Flávio Augusto da Silva, um brasileiro que nasceu na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Com uma atitude arrojada, Flávio, aos 23 anos, pegou uma dívida para abrir a escola de inglês Wise Up. Foi pela criação dessa empresa que Flávio chegou ao sucesso nos negócios.
Neste livro Flávio fala sobre os pontos de inflexão, que são momentos em que você tem a chance de mudar o rumo de sua vida. O livro traz o valor de saber reconhecer esses pontos. Ao mesmo tempo, apresenta diversos exemplos de momentos em que esses pontos ocorreram na vida do próprio Flávio.
Vale a pena ler e se inspirar com essa história!
Pai Rico, Pai Pobre
Robert Kiyosaki é filho de um professor universitário. Seu pai, apesar de ser uma pessoa instruída, sofria com dificuldades financeiras. Robert é amigo de Mike e convive com o pai do amigo. Nessa relação ele vê que o pensamento do pai de seu amigo difere da forma como seu pai pensa.
E é essa a história que Robert conta, mostrando as diferenças entre os pais que cuidaram dele, o próprio pai e o pai de Mike. Sendo o primeiro o pai pobre, e o segundo, o pai rico.
Um dia Robert propõe a Mike abrir um negócio para ficarem ricos. Diante do desastre que foi o negócio, o pai pobre indica a eles que procurem o pai rico. Nessa trajetória os dois aprendem sobre o valor da persistência, como fazer para o dinheiro trabalhar por eles, sobre planejamento e várias outros atributos básicos da mente do empreendedor.
Assim, esse livro é ótimo tanto para aqueles que querem mudar sua própria mente quanto para aqueles que desejam criar essa mentalidade empreendedora em seus filhos.
Depois dessas nossas dicas de livros e da lista de atributos de uma mente empreendedora, conta pra gente nos comentários: como você faz para trabalhar sua mente? Vamos adorar saber!
Até o próximo post!