Tipos de gatilhos mentais que te deixam pobre
Os gatilhos mentais são estímulos que levam o cérebro a reagir para tomar uma decisão. Entretanto, essas reações podem nos levar tanto à riqueza quanto ao fracasso. Existem tipos de gatilhos mentais que nos impedem de ganhar uma grana a mais e, até mesmo, nos fazem perder dinheiro. Decerto é preciso conhecê-los para poder fugir dessas armadilhas!
Alguns desses tipos de gatilhos mentais são:
- crenças limitantes;
- escassez;
- seguir o comportamento de manada;
- urgência.
Neste artigo vamos explorar cada um desses gatilhos para te ajudar a não cair mais nessas ciladas!
Conteúdo
Evite crenças limitantes
As crenças são ideias que você acredita serem verdadeiras. Elas são criadas a partir de estímulos e experiências passadas por nós ou para nós. Contudo, nem sempre essas crenças são boas. E é nesse sentido que elas geram um dos tipos de gatilhos mentais da pobreza: as crenças limitantes.
As crenças limitantes são pensamentos que te impedem de seguir com o que deseja, ou seja, são crenças ruins para você. Portanto, elas podem fazer você deixar de ganhar dinheiro, porque te impedem de agir. São alguns exemplos de crenças limitantes:
- eu não tenho jeito para trabalhar com o que tenho vontade;
- nasci pobre, vou morrer pobre;
- nunca vou ganhar o valor que preciso para ser rico.
Veja que essas crenças são vagas. No primeiro caso, por exemplo, se você tem vontade de trabalhar em algo, por que pensar que não tem jeito? Isso vai te limitar a nunca fazer. Contudo, dar andamento ao que você tem vontade é a melhor forma de aprender e “pegar o jeito”.
Da mesma forma ocorre com os outros dois exemplos dados. Eles te incitam a não buscar meios para melhorar sua vida e alcançar seus objetivos.
Um caso muito bacana de brasileiro que não permitiu que as crenças limitantes o dominassem foi o do Flávio Augusto da Silva. Inconformado com a escola de inglês onde trabalhava, Flávio pediu demissão, pegou um empréstimo e fundou a escola de inglês Wise Up. Ele enriqueceu com isso. No entanto, imagine se ele tivesse pensado que era pobre, que tudo que fizesse nunca daria certo… Jamais teria se tornado rico.
As crenças limitantes podem ser quebradas se você se questionar. Logo, raciocine sempre sobre pensamentos que te limitam. Certamente isso te levará mais um passo adiante para o sucesso!
Seja corajoso e evite a escassez
Dentre os tipos de gatilhos mentais, a escassez é o que está ligado diretamente a falta e ao medo da frustração. Nesse sentido, são exemplos de pensamentos de escassez:
- Eu não posso (ou, nunca poderei) porque não tenho dinheiro;
- Nunca vou conseguir, porque não tenho preparo.
Logo, podemos perceber que a escassez usa do sentimento de frustração para se manter.
Para entender melhor como se dá esse gatilho, vamos pensar naquela viagem dos sonhos que você gostaria de fazer. Aqueles que tem o gatilho da escassez ativo, vão pensar que nunca poderão fazer a viagem. Vários motivos levam a isso. Vamos exemplificar alguns:
- não tenho dinheiro;
- nunca vou conseguir o dinheiro necessário para isso;
- se eu gastar o meu dinheiro com a viagem não terei para as necessidades diárias.
Pensando assim, com certeza será difícil realizar seu sonho.
Então, como uma pessoa que não se deixa levar pelo gatilho da escassez pensaria? Primeiramente ela teria em mente seu objetivo e, com coragem, traçaria um plano para alcançá-lo. Se fosse necessário, iniciaria inclusive uma renda extra para acelerar o resultado!
Se a grana que você ganha hoje parece pouca para realizar seus sonhos, aqui no nosso blog nós temos diversas ideias de renda extra para você deixar de lado o gatilho da escassez.
Um dos tipos de gatilhos mentais vêm dos nossos ancestrais: comportamento de manada
Nossos ancestrais tinham um hábito que os ajudava a garantir a sobrevivência: imitar as ações do bando, mesmo sem entender o porquê dessas ações. Ainda hoje esse comportamento de manada é usado pelas pessoas. Entretanto, se ele pode ser útil em alguns casos, essa utilidade não ocorre quando falamos de finanças.
O tipo de gatilho mental de comportamento de manada faz você querer o que todo mundo tem ou fazer o que todo mundo faz.
Sobretudo na bolsa de valores, esse gatilho tende a fazer com que as pessoas percam dinheiro. Isso ocorre quando qualquer notícia que abale a economia é espalhada. Aqueles que não possuem um racional sobre seus investimentos, tendem a vender suas cotas para não correr o risco de perder mais grana.
Porém, são muitas as pessoas com este perfil. Portanto, elas fazem com que os preços dos ativos caiam. Quem reage copiando esse movimento, sem de fato entendê-lo e seguindo a manada, acaba vendendo suas cotas a valores baixos. Para você estudar melhor o efeito manada na bolsa de valores, recomendamos a leitura desse artigo sobre como esse efeito impacta os investimentos.
Outra forma de perder dinheiro com o comportamento de manada é comprando itens por modismo. Por exemplo, aquele celular caro que todos os seus amigos têm. Se o seu celular pode ser um item mais em conta, que tal repensar essa compra?
Logo, o ideal em qualquer situação é colocar sua cabeça para trabalhar. Saiba o porquê de você estar agindo de tal forma e se mantenha na busca por seus objetivos. Assim, você evitará ao menos um dos gatilhos mentais da pobreza e não seguirá a manada.
Último dos tipos de gatilhos mentais da pobreza: a urgência
A urgência é o gatilho mental que te impede de aguardar para realizar uma ação. Quando você sente urgência de fazer algo, o seu cérebro não consegue analisar a real importância da ação. Logo, a chance de você agir de forma que vai te fazer deixar de ganhar dinheiro, ou, até mesmo, perder dinheiro, é grande.
A urgência é o gatilho que te faz comprar por impulso e se arriscar em pirâmides financeiras com promessas de ganhos rápidos.
Algumas estratégias de marketing são feitas exatamente para ativar esses gatilhos. São alguns exemplos de propagandas neste sentido:
- aquelas que te indicam “últimas unidades” ou “últimas vagas”;
- as promoções relâmpago, que possuem um prazo curto de duração;
- propostas que te indicam ganhos muito rápidos, sejam eles financeiros ou em outras questões, como saúde e beleza;
- aquelas que te chamam atenção para uma compra ou adesão imediata.
Para evitar que esse gatilho te domine, evite realizar a ação logo que avistar o produto ou a oportunidade de ganho. Dê a você ao menos uma noite para pensar, e, se sentir necessidade, estude sobre a questão. Assim, na hora de tomar uma atitude, ela terá um embasamento melhor. Isso te ajudará a não cair na emboscada criada pelo gatilho da urgência.
Então, você conseguiu identificar os tipos de gatilhos mentais que te levam a deixar de ganhar, ou até mesmo a perder dinheiro? Conta pra gente nos comentários!
Até o próximo post!