Como criar um brechó online sem precisar gastar nada?
Quando pensamos em fazer uma renda extra sem gastos, sem dúvida montar um brechó é uma das melhores opções. Afinal, você pode começar vendendo produtos que já tem em casa, sejam roupas, acessórios, ou até mesmo eletrônicos. E hoje em dia você pode criar seu brechó na internet, o que facilita o alcance de público. Neste artigo você encontra um passo-a-passo de como criar um brechó online de forma fácil e sem precisar gastar nada!
Existem diversas formas de criar um brechó online. Várias plataformas te permitem fazer isso. Contudo, nesse artigo vamos focar no uso do Instagram para esse fim. A maioria das plataformas cobra uma comissão sobre as vendas. Mas pelo Instagram você não vai precisar pagar comissão ou outras taxas para ninguém.
Além disso, outra vantagem do Instagram é a facilidade de alcance do seu público-alvo.
Entendido o porquê da escolha desta plataforma, vamos ao passo-a-passo de como criar um brechó online!
Conteúdo
Primeiramente estude seus produtos e público-alvo
Quando criamos um brechó, a tendência é querer vender tudo que podemos desapegar. Entretanto, para vendas na internet isso se torna um erro. Tentar vender tudo para todo mundo certamente vai tornar difícil a retenção de público.
Por isso, antes mesmo de colocar a mão na massa, sente-se e coloque no papel os produtos que você vai vender e o público-alvo a atingir. Por exemplo, digamos que você venda roupas e acessórios femininos de grife usados. Então seu público provavelmente será composto por mulheres de classe média-alta da adolescência até a fase adulta. Ou você pode ainda vender eletrônicos usados. Aqui seu público-alvo terá qualquer sexo, mas a idade não contemplará adolescentes.
Os produtos inicialmente podem ser só desapegos seus. Conforme o negócio for crescendo, você pode aumentar seu brechó vendendo peças de outras pessoas. Nesse caso, você pega as peças em consignação e fica com uma porcentagem sobre as vendas.
Inegavelmente essa escolha de produtos e público-alvo será fundamental para o sucesso de suas vendas online.
Como criar um brechó online no Instagram
A criação da conta no Instagram é o passo básico para as vendas. Todavia, existem alguns detalhes importantes que podem te auxiliar vender mais.
Primeiramente você precisa decidir entre criar um perfil no Instagram ou usar uma conta que você já possui. A vantagem de usar uma conta existente é já possuir seguidores. Todavia, a desvantagem é que nem todos os seus seguidores podem fazer parte do seu público-alvo. Essa escolha da criação do perfil é pessoal. Na criação de um novo perfil você tem a vantagem de pegar um feed limpo. Desta forma não haverá publicações antigas que não façam parte do seu novo objetivo.
Tendo essa questão decidida, você precisa que o perfil seja uma conta comercial. As principais vantagens de uma conta comercial no Instagram são o acesso às estatísticas e a possibilidade de criar anúncios pagos no futuro.
Se você optou por usar uma conta já existente, dá para mudá-la para comercial nas configurações de seu perfil. Já para contas novas, basta criá-la como uma conta comercial.
O nome de usuário será a sua marca no Instagram. Logo, seja criativo e use um nome que remeta ao seu serviço e/ou a você. Use esse mesmo conceito para a escolha da foto de perfil. Lembre-se de buscar por uma imagem de qualidade que deixe a sua marca clara para seu cliente. Nada de usar uma imagem com excesso de objetos ou que não deixe claro o que está sendo apresentado na imagem. Uma foto sua ou uma logo da sua marca podem ser boas opções.
Aqui vão algumas dicas de perfis no Instagram para você se inspirar: @brechonossodecadadia e @viviansuzanagomes.
Crie uma vitrine com a personalidade do seu brechó
A sua página do Instagram será sua vitrine para vendas. Essa vitrine, além de mostrar os produtos, precisa passar a identidade visual que você deseja. Decerto será fundamental se valer da escolha dos produtos e público-alvo para criar essa identidade.
Uma das funcionalidades que você pode usar para criar sua vitrine é o Instagram Shopping. Contudo, aqui não iremos focar nessa funcionalidade, pois para usá-la é necessário ter uma loja na internet. Assim, vamos nos ater as outras características de um bom perfil do Instagram.
A primeira parte de um perfil do Instagram é a bio. Adicione na bio informações sobre o nicho do seu brechó. Uma dica é criar uma frase de impacto, de tal forma que fique claro para as pessoas como você pode ajudá-las.
A próxima parte a ser adicionada é o link na bio. Nessa parte você pode colocar seu contato de WhatsApp ou uma página de agregador de links. O uso de um agregador de links faz com que seu cliente, ao clicar no link, seja direcionado para uma página com vários outros links. Assim, você consegue colocar seu link para WhatsApp, endereço de e-mail, ou qualquer outro link que possa interessar ao seu cliente.
São exemplos desses agregadores o Linktree e o Bio Link. Ambos possuem planos gratuitos.
Em seguida virão os destaques no perfil. Esses destaques são alimentados por conteúdos postados nos stories. Apesar de no início você não ter destaques, é importante ter em mente a criação de imagens de capa para eles. Por certo esse será mais um ponto para a boa organização de seu perfil. Para criar imagens com qualidade e gratuitamente sugerimos o uso da ferramenta Canva, disponível na web.
Como criar um brechó online com um feed de qualidade
O feed é a parte mais importante da sua vitrine. Nele você irá adicionar a foto de seus produtos e o preço de cada um deles.
Para criar fotos de qualidade, considere a iluminação do ambiente, o fundo e os acessórios que vai usar para dar mais charme ao produto. Sobretudo é muito importante que essas fotos chamem a atenção do cliente e sejam capazes de despertar o desejo de compra.
Para a venda de roupas, em especial, nunca use o chão como fundo. Além disso, as roupas devem estar passadas. Tente adicionar as fotos acessórios que criem combinações especiais. Desse modo você irá mexer com a imaginação do cliente. Você pode até mesmo tirar fotos usando a peça, combinando a mesma com outras peças e acessórios.
Use as estatísticas do Instagram para descobrir as postagens do feed com maior engajamento de seu público. Dessa forma você irá aprender os produtos e o tipo de conteúdo que mais atrai seus clientes. Use essa informação para melhorar suas postagens cada vez mais.
Conquiste e mantenha clientes
Os vídeos são uma ferramenta chave para conquistar e manter clientes no Instagram. Uma vez que a plataforma mostra os vídeos de Reels para mais pessoas, eles tendem a ter mais visualizações do que as publicações de fotos. E quanto mais pessoas virem as suas publicações, maior a chance de vendas.
E, claro, não basta criar qualquer vídeo. Faça conteúdos que:
- despertem o desejo de compra, como aqueles onde a pessoa muda de roupa de uma cena para outra e na segunda cena ela está mais bonita, com uma das peças a venda;
- informe aos clientes quão simples e seguro é comprar com você;
- tenham informações de valor para o cliente, com dicas de uso do produto. Para a venda de roupas, por exemplo, você pode dar dicas de moda.
Use e abuse dos stories para a retenção de clientes. Crie uma história sobre como os produtos são importantes para você e como você os usa no dia a dia. Ajude seus seguidores a se sentirem como se fossem da sua família.
Adicione ainda aos stories informações sobre a segurança e facilidade de comprar com você. Os seus seguidores precisam saber disso. Não tenha medo de ser repetitivo. Seja criativo e passe a mensagem de formas diferentes. Entretanto, sempre mantenha a identidade da sua marca nas mensagens.
Se atente a dar atenção de forma especial aos clientes que você já possui. De fato é mais fácil e barato vender para os mesmos clientes do que conquistar novos.
Por fim, faça lives para quebrar as objeções dos clientes. Peça a eles suas dúvidas e comentários, responda de forma clara e reafirme como seus produtos podem gerar bem-estar para eles.
Seguindo essas dicas você se tornará autoridade no assunto, o que facilitará suas vendas.
Realize as vendas
Com a sua conta do Instagram pronta e já sabendo como alimentá-la, é hora de buscar as vendas. Viu que um seguidor se interessou por uma peça? Então entre em contato com ele. Converta vendas baseando-se nas curtidas e comentários nas suas postagens.
Lembre aos seus clientes que comprar em um brechó alimenta a economia colaborativa. Além de comprar mais barato, eles estarão colaborando com o meio ambiente. Use esse fato a seu favor.
Para te auxiliar na conversão das vendas tenha mais de uma forma de entrega, que pode ser feita pelos Correios, transportadoras ou em mãos. E lembre-se de passar os preços dessas opções para o seu cliente, para ele decidir a melhor opção para ele.
É interessante também ter várias opções de pagamento, como transferência, pix, boleto e cartões de crédito. Saiba que é possível aceitar cartões de crédito mesmo no início do trabalho, enquanto não se tem CNPJ. Este link te explica como fazer isso.
Se você chegou nessa parte do texto e pensou “ah, vender não é pra mim”, saiba que a venda é algo que todo mundo faz. Tem vergonha de vender? Então assista ao nosso vídeo sobre esse assunto!
Concluindo este artigo, há como criar um brechó online sem precisar gastar nenhum dinheiro. Com esforço e dedicação você vai faturar uma grana vendendo produtos usados no seu brechó! Através do Instagram os clientes irão encontrar mais facilmente o seu negócio.
Esse post te animou a criar um brechó pelo Instagram? Conta pra gente nos comentários. Se ficou alguma dúvida, escreva pra gente também!
Até o próximo post!